Comissão Especial de Saúde realiza primeira visita e médico que está como relator faz seus apontamentos

Comissão Especial de Saúde realiza primeira visita e médico que está como relator faz seus apontamentos

24/04/2023 0 Por admin

O médico e vereador Cassiano Ucker, relator da Comissão Especial de Saúde, participou na tarde desta segunda-feira (24), da visita da comissão ao PA Sul. Essa foi a primeira diligência dos membros da comissão a unidades de saúde de Joinville, para verificar demandas e apontar ao executivo possíveis soluções.

Nesta visita, os vereadores da comissão se depararam com superlotação, problemas de estrutura (falta de espaço físico) e também de falta de profissionais para atender uma demanda tão alta.

“Para ter uma ideia, a estrutura do PA Sul comporta 400 a 500 atendimentos/dia, mas há dias em que o volume chega a quase 1200, como ocorreu na segunda-feira passada”, relatou Dr Cassiano, que apurou informações na unidade. Além disso, foram evidenciados problemas como demora na classificação de risco e também no recebimento de medicações, até porque a sala de medicação não comportava o alto volume de pacientes.

Para o relator da comissão, seria necessário ampliar a equipe e resolver o principal gargalo que hoje está nas equipes de enfermagem. São poucos enfermeiros e técnicos para atender todos os setores.

Já quanto ao espaço físico, uma proposta apontada pela coordenadora da unidade, Camila Alves Leandro, seria uma reforma para utilizar uma área administrativa do PA como uma área para recepção da pediatria e até, quem sabe, para novos consultórios. Segundo ela, seria uma forma de ampliar as acomodações para as crianças e familiares, separando esse público dos demais.

Dr Cassiano, relator da comissão, lembra que essa sobrecarga no PA Sul é fruto também da falta de outros equipamentos de saúde 24 horas na região, que é muito populosa. “Talvez seja o caso de pensar em investimentos para um hospital de baixa complexidade, que aumentaria também leitos de internação. Essa é uma ideia que tenho defendido”.